terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tecnologia, Globalização e Contemporaneidade


A pedido da professora Salete passei a pensar em alguma coisa do meu cotidiano que relacionasse com tudo aquilo que temos aprendido até então na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas. Talvez a foto que pensei não tivesse nada de contemporâneo e nem sequer evidencia a era tecnológica de fato. Mas procurei retratá-la seguindo o aspecto do meu ponto de vista e decidindo, como vocês podem ver, colocar uma foto do SOL, e eu em meus pensamentos consegui juntar idéias e relacionar essa foto (que por sinal é uma vista que tenho da minha casa) com o tema proposto.
Seguindo o raciocínio de que o SOL aquece milhares de pessoas em diferentes lugares do mundo ao mesmo tempo (talvez não ocorra com a mesma intensidade), assim também é a Internet, onde pessoas espalhadas pelo mundo pode se conectar em um mesmo lugar. Sendo assim, pode-se dizer que o SOL nos traz de forma simples a noção de globalização, tecnologia e contemporaneidade.
O SOL é a estrela central do nosso sistema planetário e é através dele que se é transmitido calor no nosso planeta, o globo terrestre, a energia solar está presente num mesmo instante em diversos lugares, ou seja, não existem fronteiras de certa forma para seu alcance (tudo bem que isso não ocorra necessariamente em todo o mundo na mesma da hora, mas pelo menos uma boa parte compartilha do mesmo SOL num mesmo momento, e disso basta o nosso entendimento!). É justamente nesse ponto que relaciono a minha foto, pois nesse mundo contemporâneo, onde não existem barreiras para o uso da informação, pois a tecnologia nos traz recursos necessários para isso, o que ocorre é a integração de pessoas de todo o mundo!

5 comentários:

Marii disse...

Oi Leila, vc falou tanto do SOL que vc deve ter esquecido de raparar os elementos contidos na ftos alem do Solzinho, olha a torre de sinal coladinho do Sol,hehe

Mostra os dois elementos, diferentes por natureza expressando que eles podem viver juntos, é só uma questão de conduta, bjs Leila, e a fto é muito show mesmo!!

Leila disse...

Eu pensei em falar da torre mas já tava grandão minha postagem que desisti de falar disso.
Vc tem razão!

Joilda Maria Pita Costa disse...

Oi Leila! É bem legal a relação que você fez com o papel desempenhado pelo Sol para nossa vida levando energia e aquecendo todo planeta desde os lugares mais extremos...e até naqueles que a sua intensidade e menor é que mesmo assim ele chega como o alcance da Internet que também chega e penetra os lugares mais longínquos desse mundo.Só que percebo uma diferença gritante entre o Sol e a internet. O primeiro chega a qualquer lugar sem distinção. enquanto, que o segundo necessita de algumas exigências para ser um bem que atinge a todos.

Leila disse...

É verdade Joilda! Você tem razão!

Sandra disse...

Oi Leila! Foi perfeita essa relação que você fez com o sol para explicar o quanto as pessoas estão interligadas e integradas com as novas tecnologias. Bjs!