quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Final de semestre

Pois bem, sexta-feira, 04 de Dezembro de 2009, último dia de aula, mas não o último dia de postagem! =]
E na verdade isso me faz lembrar o semestre inteiro na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, as aulas de quarta e sexta pela manhã, só um detalhe, a aula começa 07:00hs - difícil aguentar esse horário puxado... rsrsrs
Vejamos alguns detalhes, coisas que aprendi, experiências que eu vivi...
Era tanta informação, Twiki, moodle, e-mail do grupo, blog (e olha eu aqui postando nele!)
Logo no início assistimos uma entrevista com Michel Serres no programa Roda Viva em que entre tantas coisas retratadas, recordo-me quando o mesmo falara sobre a filtração da informação em meio a explosão do conhecimento, cabendo a Educação esse papel, essa responsabilidade.
Falamos sobre Software Livre, que são programas de computador que pode ser usado e copiado sem nenhuma restrição e envolvemos no debate os benefícios que há nesse utilização, a partir disso demos segmento quanto ao tema da Metareciclagem, que inclusive, faz uso do software livre. A reciclagem de computadores propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social, é como bem aprendemos, "humanizar" a tecnologia, pois cada computador torna-se único.
Depois disso discutimos sobre Copyright ("todos os direitos reservados") e Creative Crommons ("alguns direitos reservados"), ou seja, sobre aquilo que é proibido utilizar sem autorização e daquilo que se tem livre acesso.
Tivemos também uma aula explicativa sobre o Twiki, nos cadastramos nele, foi até um pouco complicado, era muita coisa pra se entender num dia só, ainda bem que tenho minhas anotações para me auxiliar...
E na reta final tivemos as oficinas, que inclusive foram muito legais!!!
A primeira foi sobre o Audacity, que nos auxiliou na produção do rádio. Essa foi a oficina que mais gostei, me diverti muito, e futuquei a maioria das ferramentas à disposição.
A segunda oficina foi sobre vídeo pelo programa Kino, essa eu achei complicada pra aprender, o tempo foi curto e o programa era cheio de detalhes... porém aprender a usá-lo deve ser fantástico, quem sabe um dia eu não aprendo?
A terceira e última oficina foi feita pelo programa Inkscape, na produção de impresso, até que deu pra aprender umas coisinhas, cheguei a fazer um modelo simples de cartão na aula mesmo, coisa rápida, só pra testar.
É... foi isso e mais um pouco! Só fiz um resumão das coisas que vieram a minha memória agora.... A Educação e a Tecnologia precisam estar envolvidas no ambiente escolar, bem sei disso, afinal temos vivenciado a Era Digital e precisamos nos aprimorar e nos atualizar para não ficarmos de fora desse processo.
Por fim, olho para tão bela foto do SOL, agora não apenas com a idéia de Tecnologia, globalização e educação, mas também no sentido de verão, praia e férias!!! Uhuuu! =]

2 comentários:

Rose disse...

Boas Férias, amiga!

RoseWeb.

Anônimo disse...

ENTIDADE FAZ CURSO COM CONDENADO POR PLÁGIO
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78939
http://www.rc.unesp.br/ib/dta/Portarias2008/Pt025-2008.doc

http://cienciabrasil.blogspot.com/2011/07/um-recado-que-acabo-de-receber-de-um.html